REBIMBA O MALHO

REBIMBA O MALHO

domingo, 22 de agosto de 2010

UMA FÁBULA

UMA FÁBULA

Jesus Cristo tirou-se dos seus cuidados e tornou à Terra. Correu Seca e Meca confortando uns aqui, curando as maleitas de outros ali e, sempre na sua bonomia ia aliviando dos seus males a humanidade com a qual contactava.
Uma manhã calma e serena com o céu de um azul virginal como se fora o dia primeiro da sua criação, caminhava Ele, numa estrada poeirenta e pedregosa, cismando sobre a conduta vil da criatura humana. São as piores de todo o reino animal - pensava ele-.
Caminhou longo tempo e pensando já, o que diria aos outros 2/3 de si mesmo quando subisse à Sua mansão celestial.
Numa curva do caminho ouviu soluços e lamentos. Olhou em redor e viu que sentado numa rocha altaneira, estava um homem desgrenhado, sem carnes e, as suas vestes, mal lhe tapavam a nudez. Será mais um desafortunado - pensou Jesus - mas, como era seu dever, escalou o monte e sentou-se ao lado daquele infeliz.
Cristo, colocou Seu braço por cima dos ombros daquele ser sofredor e perguntou:- Homem, por que choras? O mísero olhou aqueles olhos piedosos e respondeu: - Senhor, eu choro pela desgraça que tive de nascer em Portugal.
O Redentor aconchegou-o para Si e chorou também. Por fim, Jesus limpou  as suas lágrimas à cota da mão e falou: - Curei muitos males do corpo e da alma, substituí tristezas por alegrias, mas para o teu mal só tu o podes resolver. De ti fizeram uma alimária de carrego e vais consentindo sempre mais fardos  e jamais te livrarás deles, sequer os teus filhos e talvez nem teus netos, se não fizeres como as criaturas irracionais,  que levantam os quartos traseiros e disparam um par de coices derribando a pesada carga.. Senhor que não respeite todo aquele que se esforça e que dá  o seu suor, não merece respeito.
Cristo à medida que se ia levantando ia dizendo: - Se quiseres a felicidade, conquista-a lutando. Se os teus amos não reconhecem o teu sacrifício e se em vez disso te onerarem ainda mais, renega-os e escolhe outros. Atenta bem no que te disse.
Desceu Jesus o monte e retomou o seu caminho ao mesmo tempo que ia monologando:- Este povo sempre tão abnegado  e cumpridor merecia outra sorte, tomasse ele o meu exemplo quando à chibatada expulsei do templo os vendilhões, talvez  tivesse agora mais alegria e maiores proventos.

Para todos os senhores que desprezam o suor do trabalho insano dos seus servos... REBIMBA O MALHO.

CONDE DA GARDUNHA

7 comentários:

  1. A forma como aproveitas uma anedota sobre o português que chora porque nasceu em Portugal e Jesus chorou com ele, é genial!
    Se pudesse dava-te um conselho: Não fales tão mal
    da situação actual Portuguesa porque isso pode
    trazer-te, como a mim, muitos dissabores.
    Os "amigos" fogem, a família "afasta-se"...
    Por outro lado dou-te os meus parabéns: Pertences
    ás minorias que não conseguem ver a luz ao fundo
    do túnel.
    A mensagem que incentiva à luta pelos nossos ideais está lá...
    Parabéns, com um grande abraço, do sempre amigo,
    Antonio Marques

    ResponderEliminar
  2. Que as coisas estão desandando,e parece que independente de nação... é notório! Mas a quem responsabilizar? O sistema atuante, o progresso, nossos governantes...??? Se bem que sem a força do homem, progresso e sistema não existiriam,não é?

    “O trabalhador fiel ao bem não dispõe nem de intenção, nem de tempo para assaltar o nome e o serviço dos outros. Chico Xavier"
    Saudações Brasileira!

    ResponderEliminar
  3. Enquanto alguns estão convencidos que um páis se muda por se "mandarem" umas "bocas" aqui e além, outros foram bater c'os costados à cadeia para que o país realmente mudasse. E mudou! Mudou tanto que os que estão convencidos que o país se muda com umas "bocas", o podem fazer em liberdade.

    ResponderEliminar
  4. País e não páis, claro!

    ResponderEliminar
  5. Victor,
    A Rita é a minha filha . O comentário que publicou , como deves calcular não se aplica a ti .
    Oportunamente comentarei a tua "peça" , mas para já ,independentemente de alguma discordância , ligeira , diga-se , dir-te-ei que a acho excelente.
    Um abraço,

    ResponderEliminar
  6. Há 35 anos eu era o Delegado do MFA na minha Unidade e também Membro da Comissão
    de Saneamento de Sargentos durante todo o PREC.
    Ajudei com o meu voto a eleger o Sr. Dr. Mário Soares!
    Sem querer dar "bocas" hoje estou arrependido de tudo o que fiz em favor do Poder ora instalado!
    E o pouco que me resta de um sonho que não se realizou é sòmente o facto de poder dizê-lo aqui
    e agora.
    Saudações,

    ResponderEliminar
  7. CARO VICTOR,
    PONDEREI E DECIDI NÃO COMENTAR A TUA "PEÇA".
    DECIDI NÃO COMENTÁ-LA , PORQUE RECEEI PODER DERIVAR PARA COMENTAR COMENTÁRIOS , COM OS QUAIS DISCORDO EM ABSOLUTO E , COMO DEVES COMPREENDER , TALVEZ COLOCASSEM A TUA "PEÇA" NUM 2º PLANO.
    CONTUDO , TOMA LÁ ESTA QUADRA , QUADRA QUE COSTUMO ENVIAR QUANDO RESPONDO A MENSAGENS QUE ME AGRADAM E , SEGUNDO O MEU ENTENDIMENTO SE QUADUNAM COM A MESMA . ENTÃO LÁ VAI :
    A MENSAGEM ENVIADA ,
    É PRODUTO DE DECENCIA
    E , POR MIM QUANTIFICADA ,
    A ELEVADA POTENCIA .

    PARAFRASEANDO PARCIALMENTE O IMORTAL GANDHI , AQUI FICA ESTA :
    EU SERIA CRISTÃO SEM DÚVIDA , SE OS MESMOS O FOSSEM PELO MENOS 1 HORA POR DIA .

    VICTOR , AQUELE ABRAÇO .

    ResponderEliminar