REBIMBA O MALHO

REBIMBA O MALHO

sexta-feira, 22 de novembro de 2013

AO CALOR DA LAREIRA

AO CALOR DA LAREIRA

Homem que hoje recordo com saudade era um ser simples, bom e com sua filosofia.
O Ti Manel Pilatos era querido por todos daquela localidade e nunca o vi de ânimo exaltado apesar, de por vezes, ter sido alvo de algumas tiranias feitas pelo rapazio inconsequente e brincalhão.

Era uma pessoa humilde de sorriso fácil desenhado numa cara de bonacheirão onde despontava uma barba já branca que só era rapada no fim-de-semana. Naquele tempo, como um escudo e cinquenta centavos (1$50), pesava no orçamento daqueles que tinham fracos recursos e, era a maioria, só nos Sábados, é que se davam ao luxo de passarem pela cadeira do mestre Ti Zé Manteigas para a respectiva escanhoadela.O Ti Manel Pilatos segundo creio, chegou a trabalhar dentro da mina mas, só o conheci como varredor das ruas do lugar. Ignoro também a categoria que tinha, sequer se chegou a ser encarregado, como o era o Ti Prata.
Porém, o motivo principal desta crónica, foi mais para contar um episódio protagonizado por este homem e que presenciei.
Numa longínqua manhã de Primavera, estava o meu irmão alcandorado num banco, à janela da porta da cozinha a observar a lida dos varredores que com as suas vassouras feitas de galhos secos e, com o cesto asado de chapa, iam recolhendo o lixo que o vazavam para o carro de mão. Nisto, aparece o Ti Pilatos. Trazia como sempre a sua boina preta e, como hábito, já sem o remate final situado no cocuruto; estava  passajado sabe-se lá por quem, já que nunca lhe conhecera mulher de contracto.
Parou em frente daquela criança e disse com ar risonho: - mas que menino tão bonito!  Não se conteve: chegando-se mais, pespegou-lhe um beijo bem repenicado em cada face.
Fiquei contente com aquele gesto espontâneo e, principalmente, por se tratar do meu irmão. A minha mãe sorrindo disse-me: - sabes, quem meus filhos beija, minha boca adoça.



BEM AVENTURADOS OS PUROS DE CORAÇÃO PORQUE VERÃO A DEUS

CONDE DA GARDUNHA

2 comentários:

  1. Ai, meu muito caro amigo, como foi bom ter dado aqui um pulo. Matei saudades, porque me vi levado aos tempos da nossa meninice, aos tempos desse encanto de criatura, o Ti Manel Pilatos. Deixa-me que te diga, pese a grande distância no tempo, que me separa dele, ainda consigo vê-lo, basta que cerre os olhos.
    Obrigado Victor, por me proporcionares tão belas viagens no tempo. És um porreiraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. OBRIGADO PELA VISITA ZÉ. FICO FELIZ POR TE PROPORCIONAR ESTA VIAGEM NO TEMPO. QUANDO ESCREVI ESTE TEXTO LOGICAMENTE TAMBÉM POR LÁ ANDEI. APESAR DE TODOS OS CONDICIONALISMOS TENHO A CERTEZA QUE FOMOS FELIZES.
      ABRAÇO-TE.

      Eliminar