REBIMBA O MALHO

REBIMBA O MALHO

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

PORTUGAL ATOLADO ( I )

PORTUGAL ATOLADO ( I ) 

Há já algum tempo - tempo demais - que não escrevia uma crónica para o meu blog e, foi um bom amigo quem me alertou perguntando qual o motivo.
        Pois bem, o motivo desta pausa deveu-se ao facto de andar abismado e até incrédulo com as más notícias que me vão chegando em catadupa e que me deixam exausto, oprimido e deveras envergonhado. Vergonha, pelo estado que puseram o meu país. O tal orgulho antigo de ser português, esfuma-se volatiliza-se e mais, quando constato que nos puseram de gatas oferecendo as nossas intimidades à mercê da concupiscência de quem nada tem a ver com a Portugalidade.
        Quando faltam alternativas, quando já nada temos e o desespero assalta, até a honra se vende.
       Que miséria a tua Portugal! Foste vilipendiado e arremessado a um pântano pútrido. Já tiveste glória, foste andarilho, descobriste novos mundos que os deste ao mundo, foste respeitado e temido. E agora? Não passas de um pedinte que estendes a mão velha e trémula a quem passa, na esperança vã de uma ajuda para que não faleças à míngua. Olham-te de esguelha desconfiados, como se estivesses impregnado de doença altamente contagiosa. Levaram-te ao completo descrédito.
       De rei, passaste a um inglório peão de cerviz curvada e subserviente graças à tua côrte incompetente, maldosa, corrupta, estúpida e imoral, uma choldra que se a história dela falar, ficará marcada como a côrte abjecta.
        De tal maneira estás exaurido devido à ganância desmesurada da corja, que já nem o alimento básico tens para os teus filhos. Há já muitos deles que passam um dia por semana sem terem côdea para rilhar. Há famílias em desespero por não conseguirem um trabalho; são já 600 Mil por enquanto e, há quem diga que são muitos mais.
        Oiço falar constantemente da crise internacional e pouco ou nada dos que contribuíram para a crise nacional.
       Ai Portugal, Portugal! Quem te havia de dizer que no limiar dos nove séculos de história havias de ter como governante um engenheiro relativo que além de também ser filho de Geppetto é inconsciente, altivo, vaidoso, INCOMPETENTE, insensível, zarolho e tão teimoso ao ponto de não se calar de vez com as construções faraónicas como o tão propalado  e para ele tão imprescindível TGV, passando-lhe ao lado contudo, a dívida astronómica com a procissão ainda em marcha. O pior, ainda está para vir.
      Como foi possível terem escolhido um inepto para te governar? Como é possível um engenheiro relativo e ainda por cima ignorante das coisas de estado continuar a desgovernar-te sacrificando os teus filhos? E o que dizer destes - muitos ainda - que ao em teimar apoiá-lo se tornam também coniventes da tua desgraça? Lamento que a fome e a dor não seja exclusivamente  deles.
        A ignorância é muito atrevida - frase dita e redita pelo meu pai - e assim é de facto. Continua a haver muita gente que vêem nos partidos políticos como se de um clube de futebol de tratasse. Quem nasce benfiquista ou de outro clube qualquer, sê-lo-à para toda a vida só que na politica está em jogo a sobrevivência de uma nação e o bem estar das pessoas. É por isso que  devemos ser por quem menos mal nos trate; por quem distribua mais e nos explore menos; por quem zele pela saúde de cada um e não nos atire para as listas do esquecimento; por quem nos dê o saber e não diplomas de ignorância; por quem nos informe da realidade e não distribua quimeras; por quem de facto seja competente e não nos encha de vergonha; por quem seja patriota e que saiba transmitir-nos o amor à pátria; por quem seja parco na retórica e pródigo nas iniciativas a fim de não sermos obrigados a ouvir constantemente alarvices  e  todos podermos contribuir para a concretização das suas ideias e, finalmente, por quem saiba ouvir a razão e não nos arraste para o atoleiro.
          Para quem atolou o meu país e nos atolou a todos: REBIMBA O MALHO

CONDE DA GARDUNHA

2 comentários:

  1. Olha Victor !
    Temo e envergonho-me de começar a simpatizar com uma "política de terra queimada" . Já não acredito que haja , ou venha alguém , neste Estado dito democrático , com "tomates" para dar volta ao texto . Está tudo podre . Até nós , o estamos . Fomos contaminados .
    Apetece-me gritar , agarrando-me á Mitologia : VENHA OUTRA GÉNESE !
    Amigo , adorei esta "peça" .
    Um abraço .

    ResponderEliminar
  2. Muito bem escrito e reflecte na perfeição o estado da nação, se os antigos reis ou até mesmo Salazar vissem o estado a que este país chegou teríam a maior das vergonhas. E tal como o amigo Zé Loureiro não vejo ninguém capaz de o endireitar pois na assembleia só entra quem lá está deixa entrar, ou seja, boys e girls corruptos ou corruptíveis. Pensar que tantos sofreram na pele a aquisição do direito ao voto e que agora esse mesmo sofrido voto só serve para empobrecer o país e para aqueles em quem se vota enriquecerem de forma desmesurada e corrupta

    ResponderEliminar