REBIMBA O MALHO

REBIMBA O MALHO

sexta-feira, 2 de agosto de 2013

IDA AO FUNDÃO

IDA AO FUNDÃO

Anteontem fui ao Fundão e um dos motivos não o mais importante, era ir a um fotógrafo a fim de mandar revelar um rolo de fotografias. De vez em quando ainda gosto de tirar fotografias com uma máquina de rolo. Quando fui por elas, estavam presentes além do profissional, outras duas pessoas que saudei como pessoa educada que prezo ser.

Os presentes conversavam e, enquanto mirava os artigos da loja, ouvi um deles mencionar o nome da minha terra. Não me contive e meio a sorrir atirei: Não digam mal do Louriçal que eu não deixo. A pessoa mais jovem respondeu: Eu também não! Bem, estou com a minha gente disse para comigo. O menos jovem que soube depois que era da Orca disse-me em surdina: é padre.
Ora como não tenho grande relação com a igreja nem com o clero por motivos que não cabem nesta crónica, não o reconheci embora a cara não me fosse completamente estranha.
Porém, como tinha a curiosidade de saber quem era aquele meu conterrâneo perguntei-lhe se era o pároco do Louriçal. Estúpida pergunta porque de repente lembrei-me quem era. Tratava-se do Reverendo Padre André que tinha cantado a sua primeira missa há muito pouco tempo.
Entabulámos uma conversa muito agradável e fiquei deveras a admirá-lo por ser bom conversador e ser de uma simpatia natural.
Segundo me informou vai paroquiar: São Jorge da Beira, Panasqueira, Barroca Grande, aldeia de São Francisco de Assis e Silvares. Fiquei radiante e disso lhe dei conta por conhecer muito bem aquelas terras das quais tenho muitas saudades. Já sabe e, sem desprimor para as outras, que as gentes de São Jorge da Beira foram sempre muito hospitaleiras.
Árdua tarefa lhe foi atribuída mas tenho a certeza que o Padre André com a ajuda divina e o seu saber, levará por diante o seu mister pastoral.
Despedi-me dele desejando-lhe as maiores felicidades e fiquei com o sentimento de orgulho por um conterrâneo ir para onde vivi durante tantos anos. 



CONDE DA GARDUNHA 

Sem comentários:

Enviar um comentário